História


Por que foi criado o baile Swing do Black?


O subúrbio do rio sempre foi cenário dos grandes bailes de dança de salão, em especial, os bailes: Unidos da Ponte, na Pavuna; Verá Cruz, na Abolição; Império Serrano, em Madureira e Elite do Méier, no Méier "claro", onde as bandas tocavam poucos Boleros e Soltinhos e muitos Sambas e era o ritmo que os dançarinos mais se destacavam. Dentre todos estes bailes o da Unidos da Ponte, uma escola de Samba na Pavuna, acontecia todas as terças, com a Banda Brasil Show, onde os profissionais se reunião, este baile era o preferido.

Com crescimento das danças, cito: Forró, Salsa e Zouk nos anos de 1990 a 2000, as academias começaram a realizar bailes, e não formavam mais seus alunos para irem aos bailes sociais nos clubes, e sim ficavam restritos às próprias academias, onde, devido crescimento de outros ritmos já citados, predominavam pela facilidade do aprendizado, isso trazia mais prazer de forma rápida e sem muita cobrança como o samba, isso para o aluno era bom e, lucrativo para as academias. O samba deu uma parada; estes fatores contribuíram para a extinção de alguns bailes.


Quando o baile da Pavuna acabou, foi uma das maiores perdas na época, as bandas diminuíram a quantidade de Sambas, tentaram até introduzir o forró, músicas estouradas do Fala Mansa etc.. As bandas: Brasil Show, Copa 7 e Devaneios, modificaram um pouco o padrão e sem contar com as saídas de músicos,  isso fez cair muito a qualidade das interpretações músicas.



"Senti muita falta destes momentos magníficos".


No dia 14 de outubro de 2006 criei o baile Swing do Black, com intuito de reunir os dançarinos que eram apaixonados, como eu, pelo Samba de Gafieira e, resgatar a cultural musical das Bandas, onde elas pudessem tocar só samba e swing, até mesmo os DJs nos intervalos. Fui criticado, muita gente me chamou de maluco na época, pediam para tocar outros ritmos, eu falava: "Daqui pra frente o Samba tem um defensor desta bandeira e vou assim até o final". Haviam muitos bailes que só tocavam forró, Zouk e salsa. O Samba coitado, tocavam no máximo 3; só para dizer que tocava. Eu segurei a onda do Samba de Gafieira a respeito dos bailes.


Em outubro de 2008 criei o mês do Samba de Salão Brasileiro, que é o mês alusivo a data do primeiro baile só de samba que aconteceu: o "Swing do Black". Foi devidamente registrado em cartório, com apoio de profissionais da dança, Imprensa da Dança, presidentes de clubes e assinaturas.


Ficou instituído em reunião, que o mês de outubro ficaria como data das comemorações do Mês do Samba de Salão Brasileiro, onde todo o Brasil fará grandes Bailes ou eventos para o nosso Samba de Gafieira.


E hoje o Samba tem o seu lugar devido com outros grandes Bailes e eventos pelo nosso Brasil.



"De já agradeço a todos por amar nossa cultura".



http://swingdoblack.blogspot.com.br/2018/02/regulamento.html
http://swingdoblack.blogspot.com.br/2018/02/premiacao.html
http://swingdoblack.blogspot.com.br/2018/02/inscricao-samba-no-pe.html
http://swingdoblack.blogspot.com.br/2018/02/inscricao-samba-no-pe-individual.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado para posterior liberação...